Ouça ao vivo

Área recebe US$ 1 mi para se tornar centro sustentável

Arquivo/CBN

Uma área de 11,3 milhões de metros quadrados em Campinas vai receber US$ 1 milhão de investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O dinheiro será usado na elaboração de um plano diretor para a criação de um distrito sustentável que vai reunir universidades e centros de pesquisas.

O espaço envolve atualmente o campus e a Fazenda Argentina, da Unicamp, o campus da PUC-Campinas e a área do polo de alta tecnologia, o Ciatec 2. O chamado Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável quer tornar o local uma espécie de laboratório para a aplicação de estudos e ações.

O diretor Executivo de Planejamento Integrado da Unicamp, Marco Aurelio Pinheiro Lima, lembra que o tema integra a agenda internacional da ONU. “Essa agenda empurra a gente a realizar coisas e a ter ambição para o desenvolvimento sem esquecer os impactos nas próximas gerações”, detalha.

A ideia é fazer com que as ações tenham impactos sociais, econômicos e ambientais de forma inovadora e de uso misto, com moradias e empresas. A parceria envolve ainda a Prefeitura de Campinas e propõe uma governança compartilhada. A meta é que bairro sustentável fique pronto em 10 anos.

O projeto prioriza os conceitos de urbanismo sustentável, cidade compacta, uso misto, proximidade entre emprego e moradia, inclusão e acessibilidade. O convênio foi assinado em março e o objetivo do plano diretor é orientar uma nova legislação municipal para a área, para acomodar o modelo de ocupação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.