Ouça ao vivo

Cientistas criam robô por meio de células-tronco de sapos

O objetivo é usar os Xenobots para coletar e limpar material radioativo, coletar microplásticos nos oceanos, levar medicamentos dentro do corpo humano ou até desentupir artérias. 

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

Segundo a CNN, cientistas da Universidade de Vermont criaram os primeiros robôs com vidas e auto curáveis através de células troncos de sapos. 

Os Xenobots, chamados assim em homenagem a um tipo de sapo africano, o xenopus laevis. 

O objetivo é usar os Xenobots para coletar e limpar material radioativo, coletar microplásticos nos oceanos, levar medicamentos dentro do corpo humano ou até desentupir artérias. 

Além disso, eles podem ajudar os cientistas a aprender mais sobre a biologia celular humana e ajudar a entender mais sobre como aumentar a longevidade humana. Segundo os cientistas, por mais que possa parecer uma ficção científica distópica, os robôs são pré programados e não podem se desenvolver ou evoluir. 

Dessa maneira é improvável que a inteligência artificial dos robôs fuja do controle. E você? Acredita que micro robôs podem mudar nossas vidas ou acha que pode ser o princípio de uma grande revolução das máquinas?

Quero saber sua opinião, me procure no instagram, twitter e no facebook para gente continuar este diálogo.

 


Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.