Historiadora analisa gripe espanhola e covid-19

Foto: Liana Coll / Divulgação Unicamp

Traçar um paralelo entre a pandemia do coronavírus e a gripe espanhola é algo inevitável. Causada por uma variação da H1N1, a gripe espanhola ocorreu no início do século XX e foi uma pandemia que completou 100 anos em 2018. Em Campinas, na época, as notícias sobre as 100 milhões de mortes no mundo fizeram com que a população se mobilizasse, orientada pelas autoridades sanitárias da época, para evitar que a população fosse devastada.

Sobre o tema, a historiadora Liane Bertucci Martins, doutora em História pela Unicamp e professora da Universidade Federal do Paraná, escreveu um artigo intitulado “Aprendendo com o Passado, Campinas e a gripe de 1918”, apresentado em um simpósio em 2005. Liane lembra que, em 1918, as manchetes da imprensa sobre a gripe espanhola se pareciam muito com as de hoje sobre a covid-19.

Para Liane, o coronavírus veio para provar que, mesmo cem anos depois, ainda não temos a garantia de que estamos no controle da ameaça dos vírus, como muitos acreditam – uma análise que ela chegou a propor em uma de suas defesas de tese. A gripe espanhola matou 5% da população mundial. É claro que, mesmo proporcionalmente ao número de habitantes no mundo hoje, a tragédia na época foi muito maior.

Liane cita o avanço da medicina e do saneamento básico, mas lembra que a conscientização da população está contribuindo para que vidas sejam salvas. A gripe espanhola recebeu esse nome por causa da atenção dada pela imprensa na Espanha na época, que foi maior do que no resto do mundo. De acordo com os historiadores, o país não estava envolvido na guerra do período e, portanto, não houve censura de informação sobre a doença.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três mil passageiros pulam catracas do BRT todos os dias em Campinas

Combate ao excesso de velocidade vai pautar ações da Semana de Trânsito na região

Caminhão carregado com madeira quebra e trava acesso à Monsenhor João Batista Martins Ladeira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.