Ouça ao vivo

Equipamento transforma cascas de frutos do mar em plástico biodegradável

Batizada de the shellworks, o processo não utiliza nenhum aditivo, fazendo com que o material final seja completamente reciclável e biodegradável. Os equipamentos exploram as diversas propriedades da quitina. 

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

Quatro alunos do mestrado de engenharia de design da inovação do Royal College of Art do Imperial College, em Londres, na Inglaterra, desenvolveram uma máquina que transforma cascas de frutos do mar em bioplástico. 

Batizada de the shellworks, o processo não utiliza nenhum aditivo, fazendo com que o material final seja completamente reciclável e biodegradável. Os equipamentos exploram as diversas propriedades da quitina. 

O composto, presente em crustáceos, insetos e fungos, é o segundo polímero mais presente na natureza, atrás apenas da celulose, encontrado em vegetais. Assim, utilizando a quitina, a máquina já conseguiu sucesso criando sacolas de compras, cartelas de comprimidos e até vasos. 

A grande vantagem de todo o processo é que o material, depois de ser descartado, pode ser usado até como fertilizante para algumas plantas. Isso acontece por conta do material ser biodegradável. 

E você? Acredita que em um futuro próximo poderemos reduzir o consumo e o descarte inadequado do plástico? Ou esses materiais vão demorar a realmente substituir o que temos hoje?

Quero saber sua opinião, me procure no instagram, twitter e no facebook para gente continuar este diálogo.

 


Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.