Mais uma pré-candidatura ao cargo de prefeito foi lançada em Campinas. É da Jornalista Valéria Monteiro, do PDT, que já foi âncora do Jornal Nacional, trabalhou na NBC, entre outras funções de destaque na Imprensa. Ela, que chegou a se pré candidatar à presidência da república em 2017, mas acabou não conseguindo legenda, alega buscar na política uma maneira de contribuir para a construção de uma sociedade melhor.
Para Valéria Monteiro, a diferença entre as duas profissões, é que no Jornalismo só é possível denunciar, enquanto a Política permite promover mudanças. A nova empreitada representa para Valéria uma forma de engajamento, especialmente como Mulher. No caso específico da Política campineira, uma das bandeiras levantadas por Valéria Monteiro é o romper com a dependência de bases governistas na Câmara de vereadores, como existe atualmente.
Para isso, ela propõe restabelecer um diálogo honesto com o eleitor e com as universidades, incentivando a criação de projetos que devolvam à Campinas a posição de modelo de cidade. A imagem negativa do PDT em Campinas, gerada por causa das denúncias de corrupção no Governo Hélio de Oliveira Santos, não intimidam a pré-candidata. Para Valéria, nenhum partido está livre de problemas. Valéria Monteiro espera iniciar por Campinas uma jornada na política, que segundo ela, tem como missão influenciar positivamente todo o País.