O Ministério da Cidadania anunciou que o Governo não vai conseguir realizar o pagamento, que seria no dia 27, da segunda parcela do auxílio emergencial para os trabalhadores que estão no Cadastro Único e não recebem Bolsa Família. Esse é mais um obstáculo, somado à dificuldade de fazer o cadastro para obter o benefício por causa de um erro que tem ocorrido no site e aplicativo Caixa TEM.
As agências da Caixa Econômica Federal passaram a funcionar em horário especial, as 8h às 14h, sendo, das 8h às 9h, atendimento exclusivo para o público de risco para o contágio do coronavírus, e depois das 9h para a população em geral, mas apenas para atendimento de serviços essenciais. Quem acordou cedo para enfrentar as longas filas na Caixa Econômica lamentou a notícia do adiamento do pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial.
O pagamento será adiado por recomendação também da Controladoria Geral da União. Além daqueles que ainda estão tentando receber a primeira parcela, outro motivo relacionado ao auxílio emergencial levou muita gene às agências da Caixa na manhã desta quinta-feira: a dificuldade para fazer o cadastro através do sistema CAIXA TEM, que está travando. São comuns mães solteiras, sozinhas, com filhos pequenos,considerados casos emergenciais enfrentando longas filas nas agências da caixa para tentar resolver este o problema pessoalmente.
As pessoas que não conseguiram acessar o Caixa TEM saíram das agências com um número de protocolo e a promessa de que vão conseguir realizar o cadastro assim que o problema técnico for resolvido. Em nota, o Ministério da Cidadania informou que a Dataprev processou 32 milhões de cadastros e mais 7 milhões estão em avaliação, com conclusão prevista para esta sexta-feira.