Câmara vota apenas uma de cinco propostas em pauta

Foto: Reprodução

A Câmara de Campinas realizou nesta quarta-feira (22) reuniões extraordinárias remotas, com os trabalhos e votações via internet. Foram programadas dez sessões extraordinárias. Nas primeiras sete sessões estavam programadas discussões e votações de quatro projetos que foram rejeitados Comissão de Constituição e Legalidade. O primeiro projeto barrado foi o do vereador Pastor Elias Azevedo (PSB), sobre normas de higienização dos ônibus do transporte público coletivo de Campinas.

Em seguida, o projeto do vereador Carmo Luiz (PSC), de medidas para enfrentamento do Coronavírus, como normas de isolamento e quarentena, também foi barrado. Logo depois foi rejeitado pela comissão o projeto do vereador Paulo Galtério (PSB) de criar o “Disk Denúncia do Coronavírus”, para denúncias de aglomerações.

O quarto projeto barrado foi o de Permínio Monteiro (PSB), que determinaria o fornecimento de cestas básicas a alunos de famílias cadastradas no bolsa família. O projeto do vereador Pastor Elias Azevedo seria votado em primeira discussão, enquanto os outros três estavam previstos para serem votados em primeira e segunda discussões.

O único projeto aprovado pela comissão e que foi à votação foi o do vereador Zé Carlos (PSB) de suspender todos os prazos relativos a concursos públicos, em virtude da pandemia do Coronavírus. A proposta foi aprovada em primeira discussão com 29 votos favoráveis, mas foi retirada da pauta da segunda discussão a pedido do próprio autor da proposta, com anuência dos demais vereadores.

As extraordinárias desta quarta-feira foram tranquilas quanto a discussão dos projetos propostos. Mas, ao longo das sessões, alguns vereadores aproveitaram para opinar sobre a questão da quarentena e as medidas de isolamento adotadas na cidade.

O vereador Zé Carlos, um dos principais integrantes da base do prefeito Jonas Donizette (PSB), defendeu medidas de reabertura do comércio. “Nosso município não pode ficar a reboque de nosso governador, que é um irresponsável. O prefeito pode fazer um decreto que os comércios que vão abrir que eles tenham a responsabilidade de fazer com que tome todo cuidado pra que não transmita o coronavírus”.

Já o vereador Pedro Tourinho (PT), que também é médico, mostrou discordar do posicionamento de Zé Carlos. “Em situações de epidemia, quando você tem uma epidemia descontrolada, o impacto econômico é mais nocivo que o das ações de quarentena, e a demora pra recuperação é muito maior. Eu acho o João Dória um farsante, um picareta, péssimo gestor, mas acho que nesse quesito ele tá fazendo uma ação adequada pelo cuidado com o potencial do vírus. Uma circulação elevada de pessoas entre São Paulo e Campinas a gente periga ter um estouro de casos de novo”.

A última sessão foi programada exclusivamente para moções e requerimentos, sendo 17 moções e três requerimentos. A moção de maior destaque é a de autoria da Mesa da Câmara, que pede que o governo federal prorrogue o prazo de adequação da previdência municipal; A moção foi aprovada.

Após a análise e votação das 17 moções, foi realizada uma chamada para votação de requerimentos. Apenas 16 vereadores dos 33 vereadores estavam online durante a chamada, e, com isso, os requerimentos foram adiados para a próxima sessão, devido à falta de quórum.

Dentre os três requerimentos que deixaram de ser votados e ficaram para a próxima sessão, o de maior relevância é o do vereador Pedro Tourinho, que solicitou a convocação do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Dário Saadi, para prestar esclarecimentos a respeito do trabalho do servidor da secretaria que foi detido na semana passada por tentar negociar a compra de testes para covid-19, supostamente de forma irregular.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.