De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Campinas, todos os idosos do município foram vacinados contra o vírus da Influenza na campanha nacional deste ano. Dados divulgados pela administração apontam que 100,2% do público inicial estimado acima dos 60 anos, o equivalente a 146.368 pessoas receberam a dose. No ano passado, a campanha levou 93% dos idosos a se vacinarem.
O secretário de Saúde, Cármino de Souza, explicou que o número de idosos é estimado e por isso, houve essa porcentagem um pouco acima da totalidade, significando que a quantidade de idosos em Campinas é superior ao número estimado pelo IBGE.
A Campanha de vacinação contra a gripe já imunizou 216 mil pessoas em Campinas até a sexta-feira, 24. Além dos idosos, profissionais que trabalham na área da saúde também estão quase todos imunizados com 99,8% da cobertura vacinal esperada. A meta do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários alvo da campanha.
O secretário de saúde cita o público alvo na segunda etapa, que teve início no último dia 16 e prossegue até 8 de maio.
A vacina contra a gripe não protege contra a Covid-19,mas, ao se imunizar contra os vírus Influenza, a quantidade de pessoas gripadas no inverno é reduzida, evitando sobreposição de doenças e reduzindo casos de internação por complicações respiratórias. Além disso, a pessoa estando vacinada contra as gripes mais comuns colabora com diagnóstico mais rápido de casos de coronavírus na população.
A próxima etapa de vacinação começará no dia 9 de maio, quando passam a ser vacinados os demais públicos-alvo da campanha: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, mulheres pós-parto, professores, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade. Os locais para a vacinação e horários podem ser conferidos no site www.saude.campinas.sp.gov.br