A Prefeitura de Limeira baixou um decreto que obriga o uso de máscaras de proteção em todos os estabelecimentos da cidade a partir desta terça-feira. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 32 casos e uma morte por covid-19 foram confirmados no município.
Tanto funcionários quanto clientes devem usar o equipamento de proteção individual para poder entrar nos estabelecimentos. As máscaras podem ser de pano ou papel, desde que sigam as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anivsa, e do Ministério da Saúde para produção, uso e higienização.
O decreto municipal determina ainda que bancos, supermercados, casas lotéricas e todos os serviços essenciais devem demarcar o solo nas filas para que as pessoas mantenham uma distância mínima de 1,5 metro entre elas. Precisam limitar ainda o uso do espaço, o número de clientes em atendimento, evitando a aglomeração de pessoas. A recomendação é de uma pessoa para cada cinco metros quadrados. As medidas valem enquanto durar a situação de calamidade pública em Limeira.
Além das 32 confirmações e uma morte pelo novo coronavírus, a cidade tem cinco internações em UTI, 90 casos suspeitos em investigação e 127 descartados. Segundo a estatística, 27 pessoas já se curaram do covi-19 em Limeira.