CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conselho vê subnotificação entre profissionais

Um levantamento feito pelo Conselho Municipal de Saúde de Campinas aponta 100 profissionais da área que foram afastados do trabalho entre 13 de março e 10 de abril nos centros

Conselho vê subnotificação entre profissionais
Um levantamento feito pelo Conselho Municipal de Saúde de Campinas aponta 100 profissionais da área que foram afastados do trabalho entre 13 de março e 10 de abril nos centros de saúde e Serviço de Atendimento Domiciliar. Os números contrastam com os divulgados pela Secretaria Municipal na última semana, que apontavam 207 afastamentos por suspeita […]

Um levantamento feito pelo Conselho Municipal de Saúde de Campinas aponta 100 profissionais da área que foram afastados do trabalho entre 13 de março e 10 de abril nos centros de saúde e Serviço de Atendimento Domiciliar. Os números contrastam com os divulgados pela Secretaria Municipal na última semana, que apontavam 207 afastamentos por suspeita de qualquer tipo de gripe nos centros de saúde e também na Rede Mário Gatti. A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Nayara de Oliveira, afirma que não há comunicação entre o órgão e a secretaria, o que faz com que os casos sejam subnotificados não só para profissionais, mas também para pacientes.

Os profissionais de saúde com mais de 60 anos ou que apresentam comorbidades já foram afastados preventivamente pela secretaria. A presidente do Conselho afirmou que recebeu uma informação de que esses trabalhadores seriam escalados para trabalhar juntos em um único lugar. A pasta não confirmou. Nayara de Oliveira aponta risco de contaminação pelo novo coronavírus.

O afastamento dos funcionários acaba afetando o atendimento nas unidades de saúde de Campinas. Nayara de Oliveira defende a reposição emergencial desses profissionais para não sobrecarregar o atendimento.

Outra reivindicação do Conselho Municipal de Saúde é que equipamentos de proteção individual sejam cedidos também a profissionais de apoio, que têm contato com pessoas assintomáticas, mas podem ser contaminados. Um documento enviado pelo órgão ao Ministério Público do Trabalho solicitou também atenção às funcionárias grávidas que seguem trabalhando em áreas diferentes das unidades, mas em locais insalubres, segundo Nayara.

A Secretaria de Saúde de Campinas informou que 210 profissionais estão sendo contratados em processo seletivo emergencial pela Rede Mário Gatti. A Prefeitura de Campinas também está convocando mais profissionais de saúde de concursos públicos realizados. Esses funcionários serão realocados em atividades de retaguarda ou apoio para a Secretaria Municipal de Saúde, não necessariamente na unidade onde estavam anteriormente, mas onde o trabalho deles for necessário.

Ainda de acordo com a pasta, todos os casos de síndrome gripal são notificados, e para os profissionais de saúde, além da notificação é realizada a coleta de exames. Para todas as pessoas com síndrome gripal ou sintomas respiratórios é orientado o isolamento domiciliar por 14 dias ou até o final dos sintomas respiratórios, o que durar mais.

Compartilhe

Conteúdos