Por cura, cientistas recriam vírus em Campinas

Foto: Liana Coll / Divulgação Unicamp

Os cientistas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas, estão em busca da cura da covid-19. Para isso, clonaram o coronavírus, mas deixaram de fora as estruturas de infecção e replicação.

A intenção é fazer as análises e estudos sem o risco de contaminação e permitir que o vírus geneticamente modificado seja manipulado no Laboratório Nacional de Biociências, que fica no CNPEM e tem o nível dois de biossegurança.

O pesquisador do centro, Marcio Chaim Bajgelman, explica que a recriação do agente causador da pandemia mundial em ambiente controlado é possível através da clonagem de três a quatro genes que compõem o vírus selvagem.

“Então, uma vez que a gente consegue produzir essa partícula defectiva, porque é totalmente sintética, ela pode ser estudada. E será analisada a interação dela pra tentar inibir justamente a reprodução dessa partícula nas células”, diz.

O aval para o trabalho foi dado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança e atualmente os pesquisadores estão prestes a concluir a clonagem. Depois, farão a primeira linhagem celular e, por fim, a purificação.

Só depois de todas essas etapas, previstas para serem concluídas até maio, é que os estudos com fármacos de inibição viral serão elaborados. Todo o processo, mesmo com a urgência devido ao surto da doença, seguirá controles rígidos.

O fato do coronavírus clonado não possuir genoma e capacidade de replicação, aliás, é citado por Bajgelman como motivo para acreditar que a pesquisa seguirá o curso normal do cronograma, já que as análises são menos trabalhosas.

“Colocar esse vírus em uma plataforma de alta demanda pra estudar a interação dele com fármacos é bem mais rápido do que trabalhar com o vírus selvagem em uma estrutura nível três, onde a gente tem limitação de tempo e espaço”, afirma.

Esta não é a primeira vez que partículas do tipo são criadas pelo laboratório do CNPEM, que desenvolveu o projeto a partir do conhecimento de pessoal treinado para manipulação de organismos geneticamente modificados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.