CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Professora vê ano letivo perdido sem aulas presenciais

A pandemia do novo coronavírus e o risco de contágio fazem que instituições de ensino de todos os níveis fiquem fechadas. O Governo Federal decretou em todo o país que

A pandemia do novo coronavírus e o risco de contágio fazem que instituições de ensino de todos os níveis fiquem fechadas. O Governo Federal decretou em todo o país que os 200 dias letivos obrigatórios não precisarão ser cumpridos. Muitas escolas optam pelo ensino à distância, mas a alternativa não é bem vista por alguns educadores. Na opinião de Ângela Soligo, mestre em Psicologia da Educação, o ano letivo de 2020 está perdido.

A educadora lembra que as condições de cada estudante para assistir às aulas em casa são diferentes, como o acesso à Internet, por exemplo. Na opinião da psicóloga, isso pode causar distorções no entendimento das matérias e no nível de aprendizagem. Por isso, Ângela Soligo sugere um período de adaptação, o que não aconteceu.

O professor Daniel Cara, membro do Conselho da Universidade Federal de São Paulo, critica a decisão do Ministério da Educação de se cumprir 800 horas de aula em um ano letivo sem a necessidade da presença do aluno na escola.

O ensino à distância foi uma medida adotada em todas as partes do mundo.  De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, quase 800 milhões de alunos em 85 países estão fora da sala de aula.

Compartilhe

Conteúdos