Campinas registra isolamento social acima de 50% apenas aos fins de semana e feriados. De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, somente no feriado de Páscoa, entre 10 e 12 deste mês, e neste fim de semana, nos dias 18 e 19, mais da metade da população ficou em casa. O Governo do Estado recomenda o índice de 70% para diminuir os riscos de disseminação do novo coronavírus e assim evitar a falta de leitos na rede pública. Para o secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza, apenas com o fechamento total dos estabelecimentos, o chamado “lockdown”, seria possível atingir esse número.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, afirma que a flexibilização do comércio somente terá possibilidade de ser antecipada quando o isolamento social for suficiente e diminuir a curva de contágio do covid-19. Defensor das medidas de isolamento social determinadas pelo governador João Dória, o chefe do Executivo prorrogou a quarentena no município até o dia 10 de maio. Jonas diz que prefere ser criticado pelo excesso a correr risco de disseminar a doença.
O maior índice de isolamento social em Campinas nos últimos dez dias foi registrado aos domingos, com 59%. Já nos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira da semana passada, a adesão foi a menor, com 49% dos moradores em casa. Por enquanto, os serviços considerados não-essenciais funcionam por meio de delivery ou permanecem fechados.