Acidentes com álcool aumentam na pandemia

Foto: Flávio Botelho

O registro de acidentes domésticos envolvendo álcool aumentou consideravelmente nos últimos meses. Entre as razões, está aumento no consumo do produto, que se faz necessário para a higienização das mãos neste período de pandemia do coronavírus. O reflexo é sentido no Centro de Tratamento de Queimaduras de Campinas, que está com os 12 leitos de UTI lotados. A média de atendimentos registrada no local é de 75 pacientes por mês.

Segundo o coordenador da unidade, o cirurgião plástico Flávio Nadruz, o grande problema neste período de surto é a utilização do produto para outros fins na cozinha. Neste caso, por conta do preço alto do gás. Em Campinas, o preço médio de um botijão de 15 kg gira em torno de R$ 70 a R$ 80. De acordo com Nadruz, o álcool jamais deve ser utilizado como combustível para acender churrasqueira, esquentar mamadeira ou fazer comida.

Ainda conforme o médico, que também faz parte do núcleo técnico do Conselho Federal de Medicina, um documento foi encaminhado para o Ministério da Saúde alertando sobre o perigo do aumento no consumo do álcool 70%. A resposta da Anvisa, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, segundo ele, foi rápida e satisfatória. A portaria  sobre o tema foi assinada no último mês de março e tem validade de 90 dias.

De acordo com o cirurgião plástico Flávio Nadruz, o álcool em gel também representa risco e não deve ser utilizado como combustível. O produto deve ser usado somente para a higienização, principalmente das mãos, quando não for possível a utilização de água e sabão. A recomendação é utilizar o produto em frascos pequenos para evitar acidentes.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia faz mutirão de vacinação contra HPV neste sábado

Hortolândia inaugura neste sábado passagem sob linha férrea na Avenida Panaíno

Sebrae-SP organiza caravanas para a Feira do Empreendedor 2025 em São Paulo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.