A grande São Paulo é a região do país que concentra o maior número de casos confirmados e de mortes por covid-19. O reflexo disso começa a atingir o interior do estado, que registra atualmente uma velocidade de infecção quatro vezes maior do que a capital. Em abril, os casos de covid-19 no estado se concentravam na Grande São Paulo, que reunia 84% das ocorrências. O interior, que naquele período registrava 16% das confirmações da doença, dobrou esse indicador. Segundo a secretaria de saúde, o interior paulista representa hoje 32% dos casos confirmados da doença.
Outro dado importante revelado é que o novo coronavírus é identificado em 38 municípios paulistas que ainda não tinham casos registrados a cada três dias. Nessa velocidade de contaminação, a tendência é de que todas as cidades de São Paulo tenham casos de covid-19 até o final do mês de maio. O avanço da pandemia vai ganhando força à medida que o isolamento social vai sendo deixado de lado pela população.. Nesta quinta-feira, a taxa de isolamento medida pelo governo era de 47%, tanto na Grande São Paulo, quanto no estado, como um todo. O valor mínimo considerado pelos especialistas é 50%.
De acordo com o secretário de desenvolvimento regional de São Paulo, Marco Vinholi, para evitar um colapso no atendimento é necessário ampliar a taxa de isolamento social. Ele cita o exemplo do Vale do Paraíba, que teve um aumento de 500% nos casos confirmados e de 300% de mortes nas últimas semanas. “Esses números têm sido crescentes em todo o estado de São Paulo. Todas as regiões do estado de São Paulo cresceram. E as regiões mais próximos aqui da Região Metropolitana de São Paulo cresceram de forma importante. Nós precisamos avançar com esse isolamento. Você já citou os números do Vale do Paraíba, que apresentou um crescimento preocupante de novos casos e que tem reduzido as taxas de isolamento”, afirma.
Um assunto que chamou a atenção nas últimas semanas era o encaminhamento de pacientes da Grande São Paulo para o interior. Em Campinas, a secretaria municipal de saúde chegou a confirmar quatro pacientes da capital internados no Ambulatório Médico de Especialidades, no Parque Itália. O prefeito Jonas Donizette disse que chegou a conversar sobre a transferência de internações com o governo do estado, já que isso poderia interferir no planejamento dos municípios.
A secretaria de saúde do estado informou que em abril, 15 pacientes foram transferidos para o interior, via sistema Cross, a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde. Marco Vinholi não descartou a possibilidade de impedir que pacientes sejam levados para tratamento no interior. Ele explica que a regulagem é feita pela Cross e o serviço continuará operando sem nenhuma interferência. “Nós utilizamos a Cross, que é o sistema que sempre utilizamos no estado de São Paulo. Esse sistema faz um combate estadual ao coronavírus. Todo a população de todos os municípios têm a mesma importância. Então a Cross ela aproxima o paciente do leito de UTI disponível mais próximo. E o sistema segue atuando dentro desse modelo da mesma forma que sempre atuou, atendendo a todos os habitantes do estado de São Paulo, de forma indiscriminada”, explica.
No estado de São Paulo, são 39.928 casos confirmados de covid-19 até esta quinta-feira, segundo os dados da secretaria de saúde. Desse total, 3.206 pessoas morreram em decorrência da doença.