O saque da segunda parcela do auxílio emergencial foi liberado nesta segunda-feira para quem é beneficiário do bolsa família e segue até 13 de junho. Segundo o cronograma da Caixa Econômica Federal, o calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. Ainda não foi informada a data de pagamento para quem recebeu depois de 30 de abril.
Houve uma alteração na forma de recebimento do benefício. Para quem é beneficiário do bolsa família, o saque foi liberado. Mas, para os demais, a segunda parcela será depositada em poupança digital na Caixa. Com isso, o dinheiro do auxílio poderá ser usado inicialmente apenas digitalmente por meio de cartão de débito virtual, para pagamentos de contas, boletos e compras.
Os saques e transferências para quem não é beneficiário do bolsa família serão liberados a partir de 30 de maio. Com esta nova dinâmica, as filas desapareceram na manhã desta segunda-feira. E, com isso, o problema da aglomeração que ocorreu no pagamento da primeira parcela foi resolvido. Claudete Aparecida de Freitas conseguiu ser atendida em poucos minutos. As duas unidades da Caixa do centro de Campinas, na Rua Barão de Jaguara e a que fica na Avenida Francisco Glicério, estavam com movimentação tranquila na manhã desta segunda.
A portaria publicada no diário oficial da União desta sexta-feira indica que 58 milhões de brasileiros estão aptos a receber o beneficio, sendo que 28 milhões solicitaram o auxilio através do aplicativo do programa. O último balanço divulgado pela Caixa, no ultimo dia 14, contabiliza R$ 35,5 bilhões pagos a 50 milhões de brasileiros O pagamento da terceira parcela do auxilio emergencial, que estava previsto para maio, está ainda sem data definida.