Cartórios registram aumento de mortes em casa

Campinas registrou aumento de óbitos em casa de 2019 para 2020. O número subiu de 7 para 22, no caso de insuficiência respiratória, de 4 para 9, por septicemia e de 129 para 174, por outras causas. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil. De acordo com Luis Carlos Vendramin Júnior, vice-presidente da Arpen – Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, o aumento de casos de mortes em casa ocorreu em todo o estado.

Os registros de óbitos feitos pelos Cartórios de Registro Civil de São Paulo desde a primeira morte por covid-19, no dia 16 de março, apontam que 16,9% tiveram como local de morte o domicílio do falecido. Os registros de óbitos em Campinas e no Estado por  Síndrome Respiratória Aguda Grave e Insuficiência Respiratória, incluem os causados por covid-19 e outras causas, como gripe comum, por exemplo.

Eles não são, no entanto, os que mais se destacam no ranking. A maior incidência de mortes em casa foi por  outros fatores não tabulados. De acordo com Luis Carlos, o objetivo do  Portal da Transparência em disponibilizar números de óbitos segmentados por local de falecimento visa contribuir para a tomada de decisão sobre as mortes por covid-19 em todo o país. O Portal da Transparência informa ainda dados segmentados por outros locais de falecimento como Hospital, via pública, entre outros.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça considera greve de professores em SBO abusiva

Casa que pegou fogo em Indaiatuba passa por nova avaliação da Defesa Civil

Guarda Municipal localiza desmanche de veículos em barracão no Jardim São José

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.