CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Covid-19 expõe preconceito contra idosos

Principais vítimas da pandemia de covid-19, as pessoas mais idosas estão enfrentado outra realidade cruel que veio junto com o novo coronavírus: o preconceito. Esta parcela da população, que integra

Covid-19 expõe preconceito contra idosos
Principais vítimas da pandemia de covid-19, as pessoas mais idosas estão enfrentado outra realidade cruel que veio junto com o novo coronavírus: o preconceito. Esta parcela da população, que integra o chamado grupo de risco e que é responsável pela maior parte da estatística de morte pela doença, tem de lidar ainda com o descaso por […]

Principais vítimas da pandemia de covid-19, as pessoas mais idosas estão enfrentado outra realidade cruel que veio junto com o novo coronavírus: o preconceito. Esta parcela da população, que integra o chamado grupo de risco e que é responsável pela maior parte da estatística de morte pela doença, tem de lidar ainda com o descaso por pessoas mais jovens. Usando o termo ‘velhofobia’, a antropóloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Miriam Goldenberg, afirma que o preconceito já existia e que o problema de saúde apensas evidenciou o sofrimento das pessoas de mais idade.

Para ela, o preconceito vem todos os lados, passando pelas lideranças políticas do país, empresários e grande parte da população. Segundo a professora, a sociedade trata da pandemia como se as pessoas mais velhas fossem invisíveis, evidenciando o preconceito, que deve ser denunciado. “O que importa é denunciar a violência contra os velhos, o abuso financeiro que eles sofrem, a violência dentro e fora de casa, os preconceitos e as discriminações que eles já viviam antes da pandemia. E atrásra muito mais, com esses discursos ‘velhofóbicos’ horrorosos, que partem de políticos, de empresários e da sociedade, de que os velhos são um peso”, afirma Miriam Goldenberg.

O problema é grave e não é exclusivo do Brasil. Um estudo desenvolvido pelo Centro da Melhor Idade da Grã-Bretanha mostrou que na Inglaterra um a cada três idosos já sofreu discriminação. Segundo a pesquisa, no ambiente corporativo, os mais velhos são vistos como profissionais com menor nível de desempenho, capacidade de aprendizado e que custam mais que os jovens. Na área de saúde, eles são associados ao declínio físico.

Conteúdos