Doria quer antecipar feriados para ampliar isolamento

Foto: reprodução/YouTube

O governador de São Paulo, João Doria, encaminhou à Assembleia Legislativa do estado um projeto de lei para a antecipação do feriado de 09 de julho, quando é comemorado a Revolução Constitucionalista de 1932,para a próxima segunda-feira. A iniciativa aconteceu após o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, pedir a antecipação dos feriados de Corpus Christi, em 11 de junho, e da Consciência Negra, em 20 de novembro, a partir do meio dessa semana. Se todos os pedidos forem aprovados pelos legislativos do estado e da capital, seriam seis dias parados, incluindo o final de semana.

A medida é justificada pelos bons índices de isolamento social registrados durante os feriados e finais de semana. Nos dias úteis da semana passada, a taxa de isolamento social em todo o estado ficou abaixo dos 50%. O governo entende que para afrouxar a quarentena, o estado precisaria atingir um patamar médio de 55% durante um período de 14 dias. No sábado, a taxa de isolamento subiu, com a Grande São Paulo atingindo a marca de 52% e o estado com 50%. No domingo, o índice se aproximou muito do valor preconizado pelo Comitê de Contingência ao Coronavírus, com a Grande São Paulo alcançando os 56% e o estado 54%.

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, a antecipação dos feriados poderia manter a taxa de isolamento nesse patamar, o que diminuiria a contaminação pelo coronavírus e consequentemente um relaxamento da quarentena. “Reforçando a importância dessa medida e da colaboração de todos os municípios, nós percebemos que de fato, nos finais de semana e nos feriados temos uma melhora importante da taxa de isolamento social. É uma forma positiva e construtiva de todos trabalharmos juntos no controle da pandemia, nesse momento tão delicado e crítico que estamos vivendo”, disse.

O governador de São Paulo, afirmou ainda que vai pedir, que os prefeitos paulistas também solicitem aos respectivos legislativos a antecipação de feriados municipais, para depois do dia 27 de maio. “Nós vamos recomendar que prefeitos de outros municípios da região metropolitana de São Paulo, do interior e do litoral possam igualmente avaliar com as suas câmaras municipais a antecipação de feriados municipais para os dias que sucedem os feriados de São Paulo, nos dias 26 e 27 de maio.

Nesta segunda-feira, São Paulo tem 63.006 casos confirmados de covid-19 e 4.823 óbitos. A taxa de ocupação de UTI está em 69,8% no estado e em 89,3% na Grande São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Artur Nogueira inicia obras de recapeamento em ruas e avenidas da cidade

Câmeras flagram torcedores pulando catracas do BRT Jardim Londres

Itatiba prorroga prazo do Refis 2025 até 9 de novembro

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.