As relações econômicas nunca mais serão as mesmas no período pós pandemia, pois os impactos negativos farão com que os governos e as pessoas repensem os seus ideais. No Brasil a recessão deverá atingir os dois dígitos. A opinião é do empresário e operador da bolsa de valores, Jefferson Lattus, chefe do Grupo Lattus, especializado na formação de operadores financeiros.
Ele entende que o aprendizado será o planejamento, porque até então, poucos se preocupavam em se preparar para situações complicadas na área econômica. O cenário geopolítico também tende a sofrer mudanças drásticas, principalmente entre as grandes potências como Estados Unidos e China, os dos maiores parceiros comerciais do Brasil.
De acordo com o empresário, os Estados Unidos e o Reino Unido culpam a China pela disseminação do vírus e retaliações podem recair sobre o país asiático no pós pandemia. Na opinião de Jefferson Lattus, a relação entre Brasil e China não deverá ser tão abalada, nem mesmo com as criticas feitas por membros governamentais. Independentemente das mudanças de prioridades, o retorno que todos querem é ilusão. Em sua opinião os governantes brasileiros demoraram a tomar decisões acertadas sobre a pandemia do coronavírus. Para ele, não tem muito o que consertar e está chegando a hora da economia voltar a ativa.