Ouça ao vivo

Jonas pretende flexibilizar quarentena em Campinas

Foto: André Berenguel

Na transmissão ao vivo desta terça-feira (26), o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, falou sobre a possibilidade de Campinas iniciar a reabertura dos comércios e serviços que foram suspensos durante a vigência das medidas de isolamento na cidade.

Em entrevista à Globo News nesta segunda-feira, o Governador de São Paulo João Dória, falou sobre a possibilidade de autorizar a flexibilização da quarentena em algumas regiões do estado, o que foi chamado por ele de “quarentena inteligente”.

Porém, as cidades precisam seguir alguns critérios, como apresentar taxa de isolamento superior a 55%, ter redução no número diário de novos casos por pelo menos 14 dias, e ter uma taxa de ocupação de UTI por Covid abaixo de 60%.

Campinas, neste momento, não se enquadraria nos critérios. Porém, o prefeito afirmou que acredita na flexibilização das medidas de isolamento na cidade. “Isso está sendo anunciado de uma forma errônea, acho que são muitas entrevistas que o governador dá, mas ele falou abertamente com os prefeitos, quando nós colocamos pra ele que 54% de isolamento em Campinas e 67% em São Sebastião, pode ter certeza que estamos fazendo muito mais esforço para chegar no 54 que São Sebastião no 67”.

Ele admite que os números atuais não dão segurança para uma reabertura total, e afirma, junto ao secretário municipal de Saúde, Dr. Carmino de Souza, que determinados grupos precisarão seguir em isolamento, mesmo com uma possível flexibilização. “São números que são confortáveis para abrir a cidade de uma forma desregrada, porém nós nunca pensamos em fazer isso, como o Cármino falou aqui, o isolamento social nós vamos ter de conviver com ele”, disse Jonas. “Nós não temos dúvida de que ele é fundamental, independente de qualquer movimento, vamos ter de continuar preservando nossos vulneráveis”, afirma o secretário de Saúde.

O Prefeito confirmou tratativas com governo do estado para buscar a flexibilização da quarentena em Campinas, e explicou o motivo de necessitar de autorização do estado para isso. “O que o STF decidiu? O prefeito, o governador, podem para mais, mas não podem para menos. Por exemplo, se eu quisesse decretar o lockdown em Campinas eu poderia. Então eu não posso ampliar, só posso restringir, foi o que nosso Supremo Tribunal Federal decidiu”.

Os planos para a “quarentena inteligente” deverão ser anunciados pelo governador João Dória em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, dia 27.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.