A maioria dos consumidores tem preferido comprar produtos on-line ao invés de ir até uma loja física. Com essa preferência, o Procon Campinas registrou uma alta de 11% nas reclamações neste ano.
No primeiro trimestre de 2023, o órgão recebeu 553 reclamações e no mesmo período em 2024, o número foi para 592. Segundo o chefe de atendimento do Procon Campinas, Eder Gomes, cerca de 40% das reclamações são por causa do atraso na entrega dos pedidos on-line.
Em outros casos, as pessoas buscam o Procon para relatar a falta de entrega das compras, preços abusivos, dificuldades em realizar a troca e até casos em que a empresa não permite a devolução do produto.
Eder ainda orienta que o consumidor deve realizar pesquisas sobre a reputação das empresas antes de comprar o produto, isso ajuda a evitar problemas futuros. Outra dica é checar o valor cobrado antes de finalizar a compra e guardar uma cópia do comprovante do pedido, onde consta o prazo de entrega.
O aumento também foi percebido pela Fundação Procon-SP em Piracicaba. Em 2023, foram 520 reclamações de compras on-line e no mesmo período em 2024, um aumento para 689 contestações.