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Compras on-line: 40% das reclamações registradas no Procon Campinas são por atraso na entrega

No primeiro trimestre de 2023, o órgão recebeu 553 reclamações e no mesmo período em 2024, o número foi para 592.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/arquivo

A maioria dos consumidores tem preferido comprar produtos on-line ao invés de ir até uma loja física. Com essa preferência, o Procon Campinas registrou uma alta de 11% nas reclamações neste ano. 

No primeiro trimestre de 2023, o órgão recebeu 553 reclamações e no mesmo período em 2024, o número foi para 592. Segundo o chefe de atendimento do Procon Campinas, Eder Gomes, cerca de 40% das reclamações são por causa do atraso na entrega dos pedidos on-line. 

Em outros casos, as pessoas buscam o Procon para relatar a falta de entrega das compras, preços abusivos, dificuldades em realizar a troca e até casos em que a empresa não permite a devolução do produto. 

Eder ainda orienta que o consumidor deve realizar pesquisas sobre a reputação das empresas antes de comprar o produto, isso ajuda a evitar problemas futuros. Outra dica é checar o valor cobrado antes de finalizar a compra e guardar uma cópia do comprovante do pedido, onde consta o prazo de entrega. 

O aumento também foi percebido pela Fundação Procon-SP em Piracicaba. Em 2023, foram 520 reclamações de compras on-line e no mesmo período em 2024, um aumento para 689 contestações. 

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