Ouça ao vivo

Lojistas aprovam e se preparam para reabertura

Foto: Valéria Hein

Os donos de lojas de Campinas gostaram da reabertura do comércio a partir desta segunda-feira e já estão mobilizando as equipes para abrir as portas no horário permitido. Por outro lado, não sabem o que esperar do movimento.

Na Miami Store, no Taquaral, Carlos Diaz comemora e diz que os funcionários estão orientados a tomar todas as medidas de prevenção para eles e os clientes. Questionado sobre as vendas, prefere esperar para fazer qualquer previsão.

“Não tínhamos nada e agora temos alguma coisa. Então, isso é muito bom. Estamos preparados com relação à saúde, com todos os produtos para atender o cliente. Sobre o movimento, vamos esperar de uma semana a um mês”, alega.

Na loja San Francisco, no centro da cidade, Andres Segal é critico a limitação de funcionamento com 30% da capacidade, mas também aprovou a medida. A partir deste dia 1º, afirma que o uso de EPIs e de álcool gel será constante.

Ao comentar sobre a expectativa de movimento, acredita que o medo das pessoas ainda é grande. Ele evita traçar qualquer tipo de previsão, mas entende que o horário de funcionamento é razoável para tentar uma recuperação.

“Eu acredito que a loja poderia funcionar até com 50%, mas já é um bom começo, porque acho que ficou parado por muito tempo. As vendas dependem do medo das pessoas. Sobre o horário, das 10h às 16h, é plausível”, opina.

O empresário Daniel Vila Real, das Óticas Ipanema, por outro lado, se diz satisfeito com o iminente aumento do movimento nas ruas, já que o setor estava autorizado a funcionar desde o final de abril, mas amargava baixa nas vendas.

“O plano tá bem condizente, o horário é bem razoável. Com relação aos outros comércios abertos, com certeza vai melhorar. A gente tá aberto há pouco mais de 30 dias, mas o fluxo na rua está extremamente baixo, até 50% menor”, conta.

Nas ruas, o funcionamento, portanto, será das 10h às 16h. As empresas que não cumprirem essa jornada serão multadas pela Prefeitura. Já os shoppings centers podem atender das 14h às 20h, também respeitando 30% da capacidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.