Aciv questiona lojas fechadas em Valinhos

Foto: Arquivo CBN Campinas

A Associação Comercial e Industrial de Valinhos enviou uma representação à prefeitura do município pedindo uma reavaliação da decisão que fechou mais uma vez o comércio da cidade. A atividade havia voltado a funcionar no dia 01 de junho, mas de lá para cá o que se viu foi uma explosão nos novos casos de covid-19 e também no número de mortos. A prefeitura reavaliou a abertura do comércio na última segunda-feira e diante da situação sanitária, decidiu pelo fechamento das lojas e estabelecimentos não essenciais.

Deste modo, o comércio da cidade fechou as portas mais uma vez. Nesse caso, a decisão da prefeitura se sobrepõe às determinações do estado, que classificou toda a região de Campinas na fase laranja do Plano SP. Na representação, a Aciv aponta que a cidade é a única da região com o comércio fechado e devido à proximidade de Vinhedo e Campinas, a decisão vai contribuir com a evasão de clientes para outras cidades, causando um aumento dos chamados casos importados de covid-19 no município.

De acordo com o presidente da associação, Emerson Ferrari, o fechamento do comércio apenas em Valinhos não vai aumentar a taxa de isolamento social da cidade. Ele acredita que os consumidores da cidade vão frequentar outros centros comerciais, tirando dinheiro da economia local e aumentando o risco de contaminação pelo novo coronavírus. “Nós vamos ter pessoas indo, inclusive para maiores centros comerciais com maior intensidade de pessoas, como, por exemplo, aquela foto icônica publicada em Campinas da Rua 13 de Maio na semana passada, onde é infinitamente maior a aglomeração ali do que no Centro de Valinhos. Nós vamos ter pessoas de Valinhos indo até lá, fazendo suas compras, evadindo dinheiro para cidades vizinhas e com risco ainda maior de contaminação”, acredita.

O prefeito de Valinhos, Orestes Previtalli, acredita que a decisão do executivo é o melhor caminho para salvar vidas no município. Ele afirma que desde que o comércio foi reaberto na cidade, os casos confirmados de covid-19 cresceram 100%, aumentando também o índice de mortos pela doença. “Aqui na cidade, até o momento da primeira flexibilização, os nossos números eram favoráveis a abertura, para que ela pudesse estar acontecendo. Ocorre que nos últimos 15 dias nós tivemos um aumento de 100% do número de casos. E o número de óbitos disparou nesses últimos dias, principalmente nesta última semana. Foi isso que nos fez retroceder, independentemente da orientação da secretaria de estado da saúde”, afirmou.

Somente nesta terça-feira, 16, Valinhos confirmou mais duas mortes e mais 38 casos de covid-19. Com isso, a cidade tem no total 359 notificações positivas e 16 óbitos. Em 01 de junho, quando o comércio reabriu, Valinhos tinha 174 casos confirmados da doença, o que significa um aumento de 106% nos últimos 15 dias.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Câmeras flagram torcedores pulando catracas do BRT Jardim Londres

Itatiba prorroga prazo do Refis 2025 até 9 de novembro

Homem morre ao ser atropelado por bondinho desgovernado em Holambra

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.