No bairro Cambuí, em Campinas, a reabertura gradual do comércio tem ocorrido no horário determinado pelos decretos estadual e municipal. Os estabelecimentos que já tinham autorização de funcionar, como óticas, farmácias e alimentação, abrem pela manhã. Porém, as demais, como lojas de roupas e calçados, por exemplo, estão abrindo ao meio-dia.
A reportagem esteve na manhã desta terça-feira no bairro, onde se concentram muitos estabelecimentos comerciais, e constatou apenas dois casos isolados: uma loja de conserto de calçados e outra de utilidades domésticas estavam com metade das portas abertas e faixas zebradas impedindo a entrada de clientes. Ainda assim, atendiam na porta, sem gerar aglomeração, com uso de máscara e álcool em gel disponível.
Em casos isolados também foi observado o atendimento no sistema drive thru em gráficas e papelarias, com entrega de encomenda na porta. João Batista circulou no bairro pela manhã enquanto esperava o conserto de um celular que deixou em uma autorizada da Rua Maria Monteiro e observou bom senso no comércio do Cambuí.
Cristiano de Oliveira tem uma empresa de valet que atua em vários estabelecimentos do Cambuí e está no bairro todos os dias. Ele conta ter observado que os lojistas estão atendendo à determinação dos decretos estadual e municipal. O comércio de rua tem autorização de funcionar de 12h às 16h e os shopping senters, das 16 h às 20h, com restrição de 20% da capacidade e proibição para o funcionamento da praça de alimentação e atendimentos nas mesas.