Comércio teve 70% de fluxo na primeira semana

Foto: Marco Guarizzo

O balanço da primeira semana de comércio aberto em Campinas chamou mais atenção pela aglomeração do que pela economia. As entidades não divulgam números semanalmente. Por isso, informações sobre faturamento e empregos estarão disponíveis apenas em julho.

O fluxo de pessoas, especialmente na Rua 13 de Maio, surpreendeu até aos comerciantes. A presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Adriana Flosi, conta que o movimento foi de mais de 70% do registrando em dias antes pandemia de covid-19 e muitas não foram comprar.

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama, lembra que a reabertura gradual, no dia 8 de junho, coincidiu com a data em que os consumidores receberam renda.

Adriana Flosi, presidente da Acic, pede conscientização dos consumidores para evitar o risco de um novo fechamento das lojas, que funcionam quatro horas por dia e com 20% da capacidade.

Para Sanae Murayama, as famílias controlarem o fluxo de pessoas na rua não significa que o comércio vá vender menos. A presidente do SindiVarejista pede que somente as pessoas que vão comprar ou pagar conta saiam de casa.

Segundo dados da Acic, a movimentação do comércio na região central de Campinas com o horário reduzido para quatro horas atingiu 325 mil consumidores, 72% do registrado em dias considerados normais. O número representa um aumento de 44% sobre o fluxo de clientes que circulam durante o dia todo quando as lojas abriam em período integral.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.