Mortes por doenças cardiovasculares aumentaram na pandemia

O número de óbitos em todo o país por doenças cardiovasculares aumentou desde o início da pandemia do novo coronavírus. Os dados foram levantados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em uma pesquisa feita em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, a Arpen-Brasil

De acordo com, Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de janeiro a maio de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, foi constatado aumento no numero de óbitos em geral e também por doença cardiovascular. O detalhe segundo ele, foi o aumento de casos de óbitos domiciliares por problemas no coração.

O excesso de óbitos registrados em todo o país, desde o inicio da pandemia, está diretamente ligado a Covid-19. Porém, apesar das constatações, o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, afirma que não é possível apontar que os óbitos por doenças cardiovasculares tenham sido provocados por conta do novo coronavírus. Na opinião do médico, o fato indica que as pessoas estão com medo de procurar ajuda médica durante esse período pandêmico.

Além da Covid-19, que pode potencializar os problemas cardiovasculares, outros fatores como sedentarismo, tabagismo e o envelhecimento natural da população também estão associados ao aumento no numero de mortes provocadas por problemas no coração.

A recomendação do médico Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia a população é procurar o auxilio médico se sentir qualquer tipo de sintomas como palpitação, dor no peito, suor frio e falta de ar. Esses sintomas são característicos de infarto do miocárdio. Outra recomendação é para os hipertensos e diabéticos não deixarem de fazer uso de seus medicamento regulares. Ele lembra que os hospitais, tanto da rede publica quanto privada, estão preparados para separar os casos de Covid-19 das doenças habituais.

Além de todas as recomendações , o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia faz questão de frisar a importância de seguir a risca as determinações das autoridades de saúde neste período de pandemia, como uso de máscara, evitar aglomerações e sair de casa somente quando necessário.

Os dados da pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, a Arpen-Brasil,  podem ser acessados em um novo módulo no Portal da Transparência (https://transparencia.registrocivil.org.br

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura conclui instalação de boxes provisórios no Mercado Municipal de Piracicaba

Polícia investiga morte de funcionário atropelado por bondinho em Holambra

Motociclista morre após acidente com fuga de veículos na Rodovia dos Bandeirantes 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.