Ouça ao vivo

Pandemia no interior faz cidades fecharem comércio

Foto: Valéria Hein

O avanço da pandemia do novo coronavírus pelo interior do estado fez com que muitas cidades voltassem atrás na decisão de reabrir o comércio. Na regional de Campinas, a classificação laranja do Plano São Paulo permitia a reabertura com restrições de comércios não essenciais, mas o que se viu nas cidades foi uma multidão nas ruas e nos shoppings. O resultado foi o aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI e a emissão de vários alertas por parte do governo estadual. Antes que a região retrocedesse no plano, várias prefeituras decidiram por conta própria fechar o comércio mais uma vez.

Em Campinas, por exemplo, as lojas e os shoppings estão fechados desde segunda-feira. Na última semana, chamou muito a atenção a circulação de pessoas no calçadão da Rua 13 Maio, lembrando por alguns momentos as semanas que antecedem o natal. Campinas já ultrapassou os 06 mil casos confirmados de covid-19 e 236 mortes até o final da tarde desta terça-feira. Antes de Campinas, Valinhos já tinha fechado o comércio pelo avanço da pandemia.

Já nesta quarta-feira, as prefeituras de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi também retrocederam e impediram as atividades comerciais.  Em Limeira, o prefeito Mario Botion, PSD, foi mais um a optar pelo fechamento comercial, seguindo o exemplo de Rio Claro e Cordeirópolis. Já Marília e Registro, que receberam orientação do governo para retomar restrições as atividades econômicas, decidiram manter o comércio aberto. O Estado informou já ter notificado os dois municípios.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito de matar enteado é professor e dava aulas para crianças e adolescentes

Cirilo Abe Barreto, de 46 anos, acusado de matar o enteado Luiz Felippe Darulis, de 12 anos, em Monte Mor, é professor de ensino fundamental e médio em escolas da rede estadual de Hortolândia. O homem foi preso em flagrante no sábado (27), dia do crime. A criança morreu após uma sessão de castigo físico e agressões com pedaços de madeira.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.