RMC quer autonomia sobre abertura do comércio

Foto: Danilo Braga

O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, defendeu que os municípios tenham autonomia para decidir sobre o funcionamento de seus respectivos comércios. Porém, ele afirma que essa decisão deve estar alinhada com as diretrizes do Plano São Paulo.

A afirmação veio após parte das cidades da regional de Campinas optarem por um novo fechamento do comércio após o avanço da pandemia do novo coronavírus. Campinas, Valinhos e Limeira, por exemplo, decidiram suspender a atividade comercial, mesmo tendo autorização para funcionar por quatro horas por dia. Em Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e Indaiatuba, o comércio funciona em horário reduzido, como prevê o Plano São Paulo.

Questionado sobre a falta de uma ação conjunta dos municípios da região, Denis Andia afirmou que a RMC é muito grande e que os prefeitos estão conversando com seus vizinhos mais próximos.

“Primeiro precisa entender que a região metropolitana de Campinas é subdividida em pequenas microrregiões. Pela proximidade entre eles, pela estrutura compartilhada de saúde. Então, quando você menciona a cidade de Valinhos e a cidade de Campinas, percebemos que uma reflete na realidade da outra”, afirma.

A região de Campinas está na fase laranja do Plano SP, o que permite a abertura restrita de parte do comércio não essencial. Nesta sexta-feira, o governo de São Paulo deverá reclassificar as áreas de acordo com a evolução do plano.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Piracicaba começa a fazer busca ativa para vacinar contra tuberculose

Campinas homologa empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Amarais

CPFL faz cadastro da Tarifa Social de Energia em Valinhos 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.