Ouça ao vivo

SP amplia leitos de UTIs para garantir reabertura

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O governo de São Paulo informou que o processo de ampliação de leitos de UTI no estado continua com a entrega de mais 977 unidades. Para a semana que vem, outras 700 já deverão estar em funcionamento, segundo informações da secretaria de saúde. Deste modo, São Paulo conta hoje com 7.122 leitos de UTIs, mais que o dobro que o estado tinha antes do início da pandemia. Os novos leitos foram distribuídos nas regiões em que o índice de ocupação era considerado alto.

Deste modo, foram contempladas cidades da Grande São Paulo, interior e Baixada Santista. Assim, segundo o estado, as taxas reduziram. Na região metropolitana da capital, por exemplo, o índice que chegou perto de 90%, hoje está em 80,5%. No estado está em 71%. De acordo com o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, o aumento do número de leitos de UTI é fundamental para permitir a reabertura gradual do comércio, que acontece neste momento em todo o estado de São Paulo. “Num momento de reabertura, é importante que tenhamos leitos disponíveis. Nossa missão é garantir que todos tenham acesso ao atendimento médico”, afirma.

O coordenador do Comitê de Saúde e pneumologista do Incor, Carlos Carvalho, a aquisição de novos leitos é fundamental para o controle da pandemia no país. “O avanço da pandemia nos demais países só foi contido quando conseguiram disponibilizar leitos”, disse. Nesta sexta-feira, o estado de São Paulo havia registrado 134.565 casos de covid-19 e 8.842 mortes em decorrência da doença.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.