SP prorroga campanha de vacinação contra a gripe

A secretaria de saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a influenza até o dia 24 de julho. O prazo venceria nesta terça-feira, 30. A medida foi tomada devido a baixa procura pela imunização dos chamados grupos de risco da doença, formado por idosos, gestantes, puérperas e crianças com idade até seis anos. A meta do estado era vacinar 90% das pessoas desse grupo, mas o índice não foi atingido.

Além disso, o estado ampliou o alcance da campanha de vacinação para todas as pessoas que ainda não foram imunizadas contra a gripe. Sobre a baixa adesão à campanha neste ano, o coordenador de controle de doenças da secretaria, Paulo Menezes, disse que a situação é compreensível, uma vez que a população se preservou e não saiu de casa por causa da pandemia do coronavírus. “Acho que é compreensível porque todos procuraram se resguardar, ficando em casa e não se expondo, indo até uma unidade básica de saúde e se vacinar”, afirmou.

A extensão da campanha de vacinação também teve relação ao enfrentamento à covid-19 no estado. Paulo Menezes afirma que a influenza também desenvolve quadros graves e exige atenção da rede hospitalar. Ele entende que com menos pessoas acometidas pela gripe sobram mais leitos para o atendimento às vítimas do coronavírus. “Importante por várias razões. A primeira é porque a influenza pode também ser uma doença grave, que pode levar a internação e a óbito. Segundo lugar porque, quanto maior a cobertura que nós conseguirmos, menor número de casos que vamos ter na população neste período de inverno, e portanto também a menor pressão e necessidade nos serviços de saúde”, disse.

As doses da vacina contra a gripe estão disponíveis em todos os postos de saúde e são aplicadas gratuitamente.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Rua Barão de Atibaia será interditada nesta terça-feira para reparo em rede de esgoto

Apagão que atingiu parte do país também afetou moradores da região de Campinas

Dois homens ficam feridos após capotamento durante perseguição policial em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.