Ouça ao vivo

SP rejeita pedido de reabertura de restaurantes

O governo do estado rejeitou o pedido feito pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, sobre a possibilidade de reabertura de restaurantes e ampliação do horário de funcionamento do comércio a partir de segunda-feira, 08. O chefe do executivo municipal queria modificar as regras estabelecidas pelo Plano São Paulo, que colocou Campinas na fase 2. Esta etapa prevê a reabertura do comércio de rua, shoppings, escritórios, imobiliárias e concessionárias de veículos durante quatro horas por dia e com 20% da capacidade.

Jonas queria ampliar esse horário de funcionamento para seis horas e ainda permitir o funcionamento de restaurantes no horário de almoço, com 30% da capacidade de cada estabelecimento. O secretário estadual de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, afirmou que não será permitida nenhuma alteração no Plano São Paulo. No que tange ao pedido de alteração, referente aos comércios, já que ele pede para aumentar o horário, infelizmente o Centro de Contingência não permite alteração nesse momento. E as regras estão dadas referentes aos protocolos e as fases que as cidades se encontram”, afirma.

O Governador João Doria disse que se algum município não cumprir com as determinações do plano, o prefeito da cidade em questão terá que se justificar na justiça.

Em relação aos municípios que não cumprirem com as regras do plano São Paulo, deverão responder ao Ministério Público. É simples. Nós temos regras, elas foram restabelecidas e construídas em conjunto, com prefeitos, com a área de saúde, com a área econômica e com estudos. Os que desejarem romper os princípios, responderão na justiça”, afirmou. Campinas iria reabrir o comércio de forma gradual, na última segunda-feira, mas adiou o processo em uma semana.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Obras do piscinão para desafogar Princesa d’Oeste estão sem prazo para começar

A ordem de serviço para o início das obras do primeiro reservatório que deve armazenar águas da chuva da Avenida Princesa d’Oeste ainda não foi assinada pela Prefeitura de Campinas. O piscinão para evitar enchentes na região será construído na Praça de Esportes do Paranapanema, na Rua Alaíde Nascimento de Lemos, na Vila Lemos. A equipe de reportagem da CBN Campinas foi até o local e constatou que ainda não há indicativos de obras no espaço. O anúncio do consócio vencedor da licitação aconteceu há quase três meses.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.