Ouça ao vivo

Leitos adicionais devem ser fechados após pandemia

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O coronavírus tem exigido do poder público medidas para aumentar os leitos de UTI em todo o País.  Um legado que poderia ser mantido após a pandemia para beneficiar futuramente os pacientes. No entanto, isso não deverá ocorrer,  na análise do médico e diretor executivo da área da saúde da Unicamp, Manoel Bertolo. Ele lamenta que o Ministério da Saúde não conseguirá manter por muito tempo esse financiamento, que é exclusivo para leitos direcionados a pacientes com covid-19.

Bertolo coordena toda a distribuição e estrutura dos leitos da Unicamp no Hospital de Clínicas, no hospital de Sumaré e em Piracicaba, que são  cidades que tem parceria com a Unicamp. Ele acompanhou nesta semana o reitor em São Paulo na assinatura de um aditivo financeiro para os leitos de UTI para Unicamp. Bertolo defende que haja uma mobilização do poder público da região para pressionar a manutenção de pelo menos uma parte desses equipamento depois da pandemia.

Formam habilitados para Campinas um número de leitos que já ultrapassa 400 equipamentos, exclusivos para a covid-19. Bertolo cita como exemplo o Hospital de Clínicas da Unicamp, que iniciou a pandemia com 26 leitos e agora possui 63. Bertolo finaliza lembrando que um legado que ficará para sempre e que ninguém será capaz de tirar é o aprendizado que a pandemia tem imposto a profissionais e autoridades da área da Saúde do Brasil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.