Consumidor nota variação no preço da carne

Valéria Hein

Os valores da carne para os consumidores subiram durante a pandemia. Em junho, o músculo variou 16,58%, o contrafilé, 15,18%, e a alcatra, 11%. Com isso, quem vai ao açougue precisa pesquisar e comparar os preços.

Cecília Vieira é adepta da prática e por isso costuma ir a mais de um lugar. Para ela, outros produtos básicos de alimentação também encareceram.

“A carne subiu, mas tem lugar que manteve o nível de antes. Então, realmente tem que procurar, inclusive por outros alimentos. Tem que pesquisar”, diz.

A percepção de Cecília se confirma em dados destacados pela Fecomercio SP. Conforme a entidade, a alta média nos itens mais consumidos foi de 6,45%. O índice foi baseado no segmento Alimentação e Bebidas do IPCA 15, do IBGE.

Mas além da demanda, cada produto possui uma dinâmica de mercado. No caso da carne, a relação com a China e o frio podem explicar a variação. É o que diz o pesquisador do Cepea da USP, Tiago Bernardino de Carvalho.

Segundo ele, o momento atual marca a volta do interesse dos asiáticos. Só que o momento também é de baixa produtividade de carne no campo.

“A gente tem uma oferta muito baixa de animais prontos pro abate por causa do frio e da seca. Então, mesmo que a China recue, tem baixa oferta”, afirma.

O especialista do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada pondera. Na opinião dele, cortes como coxão mole e coxão duro são boas opções. Ainda que os reflexos sejam amplos, as carnes de segunda são mais baratas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.