Ouça ao vivo

Em dois meses, SP amplia testagem contra covid-19 em 500%

Foto: Reprodução

O governo de São Paulo informou que quintuplicou a testagem contra a covid-19 no estado, nos últimos dois meses. Se a comparação for feita com março, quando as ações contra a pandemia se intensificaram, o número de exames realizados cresceu ainda mais. Segundo dados de um placar divulgado pela secretaria de saúde, no terceiro mês de 2020, foram testadas 26 mil pessoas. Em abril e maio, os números já demonstraram um grande crescimento, passando para 108 mil e depois para 361 mil.

Em junho, o salto foi ainda maior, já que 663 mil testes foram realizados em todo o território paulista. A expectativa é de alta nesse indicador agora em julho, já que apenas na primeira semana deste mês, são 18 mil testes diários realizados no estado. De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, os investimentos para aumentar a capacidade de testagem não vão parar por aí. Segundo ela, o estado tem metas ambiciosas, se aproximando do trabalho realizado em países da Europa e se tornando uma referência no combate à covid-19. “Nós não queremos parar aí. Para termos metas mais ambiciosas, para São Paulo ser referência, não só para o Brasil, mas para o mundo, no combate a essa pandemia. Então a ideia é que essa meta seja aumentada, de seguir expandindo os números de testes a cada 100 mil habitantes. Mas também melhorar e modernizar cada vez mais a nossa estratégia de monitoramento de contatos e isolamento de casos e casos suspeitos, para que juntos possamos combater essa pandemia”, afirma.

Os números também foram comemorados pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Ele afirma que os testes são importantes para as estratégias de combate à pandemia, desde que usados com inteligência. “Testes são importantes, não há a menor dúvida. Mas os testes têm que ser usados de forma inteligente. Nós temos que usar os testes como uma ferramenta de apoio ao combate à epidemia. Do ponto de vista epidemiológico, o teste fornece o caminho para ações. Quando nós temos um teste positivo, nós estamos sabendo onde que o vírus está. (Sabemos que é) A pessoa que está com o vírus. E é essa pessoa que vai disseminar a infecção pela população”, explicou.

Nesta quinta-feira, 16, o estado de São Paulo ultrapassou a marca de 400 mil casos de covid-19 e as mortes em decorrência da doença se aproximam de 20 mil. São 402.048 registros positivos e 19.038 óbitos. As taxas de ocupação de leitos de UTI estão em 66,5% no estado e em 65%¨na Grande São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.