Ouça ao vivo

Indústrias da RMC sofrem com queda na demanda

Os dados colhidos pelo Ciesp Campinas comprovam que a pandemia continua afetando as indústrias da região metropolitana. Ligado diretamente ao comércio, que está em baixa por conta da situação sanitária, o setor aguarda.

Entre os associados, 77,42% sentiram queda na demanda, 64% registraram atraso para receber dos clientes e 61% tiveram que cancelar vendas, o que comprova que a recuperação é esperada somente após a volta das atividades.

Com isso, 32,26% tiveram que demitir nos meses de restrições por conta do coronavírus. O percentual, segundo o diretor regional da entidade, José Nunes Filho, cresceu em junho. Antes, em maio, a parcela girava em torno de 20%.

“Embora a indústria seja autorizada a operar, não tem clientes comprando e há atraso de pagamentos. Com isso, a própria indústria está com dificuldades de honrar os próprios pagamentos, porque já são 150 dias de paralisação”, diz.

A sondagem mostra que 41,94% das indústrias estão com dificuldade em honrar pagamentos. Por isso 74% adotaram medidas de contenção de gastos. Entre elas, o trabalho domiciliar foi adotado por 80,65% dos 494 entrevistados.

Com as dificuldades, 67,47% buscaram linhas de financiamento para capital de giro, 41,97% para arcar com as folhas de pagamento, 29% para conseguir renegociar dívidas e 19,35% recorreram ao crédito para fazer investimentos.

A situação gerou alguns pedidos em comum. Entre eles, segundo Nunes, dois que são voltados principalmente aos governos federal e estadual: a prorrogação e o parcelamento de impostos e créditos a juros baixos e prazos mais longos.

“Todos pedindo que o Governo do Estado também colabore através do ICMS, porque São Paulo não cedeu sobre prorrogação ou parcelamento. E todos esperam que haja Refis para que pagamentos sejam renegociados”, afirma.

Para 45% dos industriais a retomada da produção acontece este ano. Após o retorno, em 2020 ou não, 42% estimam de quatro a seis meses para o retorno ao faturamento anterior, 38% falam em um ano ou mais e 20% em até três meses.

Preocupada com a crise na Região Metropolitana de Campinas, a regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo quer levar demandas e  reivindicações do setor aos candidatos a prefeito das próximas eleições.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.