Bossa Nova Turbinada!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No início dos anos 60 a bossa nova   começava  a formar  a sua segunda geração  de artistas.   E  Marcos Valle  com apenas 19 anos de idade já se apresentava   em programas de TV ao lado dos amigos Edu Lobo e Dori Caymmi . Dentro desse ambiente favorável Marcos Valle teve algumas músicas gravados pelo grupo os Cariocas. E logo na sequencia foi convidado para gravar o seu primeiro Lp Samba Demais.  No seu  segundo projeto  Marcos Valle  fortaleceu   a parceria com o irmão letrista e escritor Paulo Sergio Valle que juntos lançaram vários sucessos. O que inclui a marcante canção “ Samba de Verão ”,  o hino do verão carioca daqueles dias que foi parar nas praias  da  Califórnia com a versão em inglês“ Summer Samba ” E com apenas 22 anos Marcos Valle já era considerado lá fora como um dos grandes compositores do Brasil.

O  acirrado cenário político brasileiro  que vinha se desenhando desde de 64 provocou um racha na bossa nova e de um lado ficou os que queriam fazer músicas sociais e do outro do qual estava Marcos Valle, os que buscavam um outro enfoque. Em meio a essa guerra intelectual os irmãos Valle lançam Viola Enluarada, um divisor de águas na carreia de Marcos.

A partir de 75 Marcos Valle  preferiu se distanciar dos trabalhos de encomenda de trilhas para TV e foi participar de  projetos experimentais com os grupos Azimuth, Som Imginário e o Terço  e logo depois foi viver na ensolarada  Califórnia.  Por lá trabalhou com  o conjunto   Chicago e Sarah Vaughan, foram anos musicais ricos para Marcos Valle .

No inicio dos anos 80  Marcos Valle lança a canção “ Estrelar “  o seu maior sucesso comercial. O curioso é que esse música,  que era uma levada instrumental  quase ficou de fora do projeto,  e só entrou na última hora,  pois os diretores da gravadora  só iriam  coloca-la no disco se tivesse uma letra.  Hoje a música de Marcos Valle é bastante executada por DJs em casas noturnas que resgatam os seus antigos sucessos numa mistura de jazz, soul, pop e fusion entre outros elementos, ou seja é uma bossa nova turbinada  como o próprio Marcos Valle define.

Marcos Valle vem desenvolvendo  diversos trabalhos de alto nível  com parcerias  de João Donato, Carlos Lyra, Roberto Menescal  e Celso Fonseca.

O  quadro Música é Cultura traz a carreira do compositor e cantor   Marcos Valle.

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

A black music inglesa dentro do formato Brit Funk

O termo brit funk foi usado para descrever esse novo som que as bandas estavam fazendo, mesmo com a forte influencia americana eles conseguiam manter  uma identidade , como  é caso do  Light of the World, uma super banda que tinha inúmeros  componentes  o estilo foi tão marcante que  vários de seus integrantes formaram outros  grupos.

Temporada de “The Rain” chega para fechar trama

A série norueguesa “The Rain” chega ao fim e os episódios já estão disponíveis na Netflix. Outra novidade do serviço de streaming é a brasileira “Mundo Mistério”, roteirizada e apresentada pelo youtuber Felipe Castanhari. Na Amazon Prime, produções brasileiras também são destaques, assim como a aclamada “24 Horas”.

Tragédia em Beirute

Flávio Paradella e Roberto Nonato detalham a explosão no porto de Beirute, no Líbano. O incidente deixou dezenas de mortos e centenas de feridos e

Índices melhores na região

A região de Campinas vem, desde a última semana, melhorando seus indicadores da pandemia e o governo de São Paulo já sinalizou com uma provável