Pandemia eleva incidência de acidentes domésticos

Com o isolamento social por causa da pandemia de covid-19, aumentou a incidência de acidentes doméstico. Diante dessa realidade os médicos alertam para os cuidados. Segundo a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, entre os acidentes mais comuns estão os envolvendo instrumentos perfuro-cortantes. A maior frequência do manuseio de instrumentos de cozinha ou de construção pode causar lesões nos tendões, nervos e vasos sanguíneos da mão, levando a consequências graves.

Outro grande problema está relacionado a acidentes envolvendo o fogo. De acordo com o tenente Leonardo Simões do Sétimo Grupamento de Bombeiros de Campinas, como o isolamento a população está utilizando mais o fogão, que acaba sendo o responsável pela maior parte dos incêndios dentro de casa. Segundo ele os prédios e residencias com gás natural encanado são mais seguros, pois, há todo um monitoramento por parte da empresa distribuidora. Porém, a maioria da população utiliza o botijão de GLP e nesse caso os cuidados devem ser redobrados.

O bombeiro alerta que a manutenção dos equipamentos utilizados para levar o gás ao fogão deve ser periódica e o recomendado é a troca sempre que o ocorrer o desgaste. Outro problema na cozinha, neste período de pandemia, é o uso do álcool em gel utilizado para a higienização das mãos. Ele lembra que apesar de ser de fácil evaporação o produto é inflamável e requer todos os cuidados.

De acordo com o tenente, Leonardo Simões, do Sétimo Grupamento de Bombeiros de Campinas, o numero de chamadas envolvendo acidentes domésticos aumentou durante a pandemia, principalmente os envolvendo crianças e idosos.

Entre as principais ocorrências estão as quedas, queimaduras e ingestão de produtos tóxicos, como os de limpeza e remédios. Em todos os casos a recomendação é manter a calma e entrar em contato com o corpo de bombeiros atreves do telefone 193.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

CPFL faz cadastro da Tarifa Social de Energia em Valinhos 

Obras noturnas no Anel Viário Magalhães Teixeira começam nesta segunda-feira em Campinas

Região central lidera ranking de roubo e furto de celulares em Campinas  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.