Ouça ao vivo

Universo sonoro de Pulp Fiction

Badalado nos anos 90 pela indústria cinematográfica dos Estados Unidos  o diretor, ator   e roteirista Quentin Jerome Tarantino conquistou  bastante prestígio no início de sua carreira. Porem além dos  diálogos ágeis e irônicos e   das cenas de   violência, a trilha sonora de seus filmes também chama muito atenção, e um ótimo exemplo é o   premiado Pulp Fiction. Lançada em 1994,  Pulp Fiction não teve   nenhuma composição original. Por sugestão de amigos  a trilha sonora foi construída  a partir   de  uma compilação de canções dos anos 60 e 70 e teve  como principal referencia a surf music.

Depois do bem sucedido  Cães de Aluguel, Quentin Tarantino recusou vários convites para dirigir e ficou   recluso  na Holanda para se dedicar ao roteiro  do Pulp Fiction.  Com argumento de Roger Avary então colega de Taratino na vídeo locadora aonde trabalhavam, o filme chamou atenção com  a sua  estrutura narrativa não linear e   cenas que se repetem sob diferentes pontos de vista.

A canção  Jungle Boogie de  1973 gravada pelo  grupo   Kool & The  Gang  foi um grande sucesso nas casas noturnas e caiu como uma luva  para a trama caótica e em especial para o personagem de Samuel L. Jackson.

Um momento marcante de Pulp Fiction é a cena em que John Travolta, que andava esquecido da grande mídia,  faz um número de dança com Uma Thurman atriz  que  também fez parte nas duas edições de Kill Bill. Essa cena consumiu boa parte do orçamento do filme na construção do cenário ambientado  em um restaurante dos anos 50.

O titulo Pup Fiction foi uma referencia as antigas revistas policiais dos anos 50 conhecidas por Pulp’s . E esse segundo projeto de Tarantino levou a Palma de Ouro como melhor filme no Festival de Cannes em 1994 e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Acompanhe nesta edição do quadro Música é Cultura a trilha sonora do premiado filme Pulp Fiction do diretor Quentin Tarantino

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.