O Departamento de Fisioterapia da Santa Casa de Piracicaba capacitou um grupo formado por profissionais da rede municipal para prestar assistência aos pacientes internados por covid-19 na UPA-Piracicamirim. A capacitação foi solicitada pela Secretaria de Saúde Municipal.
Segundo a coordenadora do departamento de fisioterapia da Santa Casa de Piracicaba, Maura Rigoldi Simões da Rocha, na capacitação foram tratados temas relacionados à anatomia e fisiologia do sistema respiratório e mecânica respiratória, hemogasometria arterial e recursos terapêuticos. De acordo com ela a fisioterapia é de extrema importância para a recuperação dos pacientes na fase mais grave da Covid 19.
O treinamento abordou aspectos da ventilação mecânica teórica e prática para capacitar a equipe a manusear os novos respiradores entregues ao município pelo governo do Estado, bem como o protocolo de assistência respiratória para pacientes com Covid-19. O desafio dos profissionais é manter todas as funções do paciente o mais próximo possível da normalidade.
A solicitação da Secretaria de Saúde de Piracicaba, ao Departamento de Fisioterapia da Santa ocorreu em função do alto grau de capacitação da unidade. O treinamento ocorreu no período entre os dias 15 e 24 de julho e envolveu 21 profissionais da rede, entre eles, 14 fisioterapeutas e sete enfermeiros.
O treinamento, de acordo com, Maura Rigoldi Simões da Rocha, atendeu o protocolo elaborado pelo Departamento de Fisioterapia da Santa Casa e adequado à realidade da instituição, com base em artigos científicos e recomendações de órgãos competentes nacionais e internacionais.




