O tempo de recuperação dos pacientes que passaram pelas fases mais graves da covid-19 ainda é incerto. De acordo com a especialista em cardiorrespiratória pela Unicamp e Especialista em Urgência e Trauma pela PUC-Campinas, Jessica Natália da Silva Barros Ferreira, por ser uma doença nova ainda não é possível precisar o tempo de recuperação total, pois, cada paciente reage de uma maneira. Além disso a recuperação vai depender também do tempo de internação e das demais sequelas paralelas a doença.
De acordo com ela, os pacientes que passaram pela fase mais aguda continuam com o tratamento no pós internação por um período indeterminado, pois tudo, vai depender da reação do seu organismo. Este é o caso do vendedor autônomo, Celso Roberto Capovilla, de 45 anos. A principio segundo ele, o tratamento em casa com medicamentos e fisioterapia pulmonar está estimado por um período de 30 dias.
Sem nenhum tipo de comorbidade, o quadro de saúde do vendedor autônomo evolui para pneumonia o que o levou a ficar 18 dias internado no Hospital PUC-Campinas. O medo de não se recuperar segundo ele foi constante.
De acordo com a especialistas em cardiorrespiratória, Jessica Natália da Silva Barros Ferreira, os pacientes que passaram pela fase mais aguda da covid-19 acabam desenvolvendo perda da função pulmonar com fraqueza das musculaturas respiratórias, o que provoca dificuldades na respiração. Ela cita que é importante também não exceder nos exercícios impostos durante o processo de recuperação para não comprometer ainda mais a saúde da pessoa.