Uma fiscalização Força-Tarefa Covid-19 interditou um mercado na região central de Campinas e autuou dez estabelecimentos na tarde desta quinta-feira.
A ação é coordenada pela Vigilância Sanitária, com participação da Defesa Civil, Procon, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Setec e Guarda Municipal, e ocorreu após uma grande quantidade de denúncias ser recebida sobre diferentes mercados que estariam descumprindo as determinações para enfrentamento da pandemia.
Desde o início da pandemia, o Setor da Vigilância Sanitária de Alimentos já recebeu 501 denúncias por descumprimento das medidas de controle e prevenção contra o novo coronavírus em empresas de comércio e serviços de alimentos. Cerca de 45% dessas denúncias são sobre mercados.
Nesta quinta-feira, foram inspecionados 21 mercados. As dez autuações aplicadas foram por ausência do controle de fluxo de pessoas para limitar o número de clientes no interior do estabelecimento, sendo um dos locais já reincidente. Esse mercado foi interditado.
As multas aplicadas são no valor de 400 UFICs, o equivalente a R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra e o local pode ser interditado, como ocorreu em um dos casos.