Números da sondagem industrial covid-19 do Ciesp-Campinas apontam que o isolamento social durante a pandemia afetou 70% das empresas e 68% delas registrou queda nas vendas. No entanto, para José Nunes Filho, Diretor do Ciesp-Campinas, apesar da recuperação não ser imediata, há uma perspectiva de retomada da Economia para 2021. Esse otimismo se baseia nos próprios números registrados na sondagem industrial, que apontam um crescimento na confiança dos empresários da indústria. Em Julho, 45% deles acreditavam numa retomada ainda este ano e atrásra esse número subiu para 52%.
Para que haja essa retomada, Nunes reforça a importância da prorrogação do programa emergencial de manutenção dos empregos e a volta da normalidade das atividades econômicas. Ele considera que as atividades deveriam ter sido mantidas para as pessoas que não são do grupo de risco.
Para Nunes, houve a politização da pandemia no país e manter as pessoas em casa não foi uma atitude inteligente. O efeito da pandemia foi positivo apenas para 16% das empresas, que atuam nos setores do agronegócio, alimentação e medicamentos. Para o Comércio Exterior, a projeção de queda é de 10 a 15% este ano. Os setores mais impactados na região são o automotivo e o de papel e celulose.