Restaurantes reabrem e lojas ampliam horários

Foto: Marco Guarizzo

Campinas reabre restaurantes, bares, salões de beleza e academias a partir deste sábado. As lojas de rua e os shoppings também vão funcionar por mais tempo. Em todos os locais, serão seis horas de permissão com limitação de circulação.

Com 40% da capacidade, o comércio de alimentos pode escolher uma faixa para atender entre 6h e 17h, mas o período pode ser ampliado até às 22h no dia 21. Isso vai depender, segundo o prefeito, Jonas Donizette, dos dados da pandemia.

“Nessa fase agora só dá pra funcionar até 17h e o próprio decreto fala que, se no dia 21 estivermos na fase amarela, está autorizado a funcionar também no período noturno e aí vai poder atender para o almoço e para o jantar”, explica.

Totalmente fechados desde o início das restrições no município, os espaços de estética, como barbearias e cabeleireiros, podem abrir dentro do prazo máximo, mas somente com hora marcada e sem autorização para ambientes de espera.

Nas academias, segundo os secretários de Turismo, Alexandra Caprioli, e de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, as aulas em grupo seguem suspensas e a capacidade é de 30% por seis horas. Além disso, as aulas devem ser agendadas.

“O que não pode é o contato. Nas lutas, como no kung fu, com o distanciamento está liberado”, diz Caprioli. “É uma configuração de 30% de ocupação e proibição de grupos. O dono da academia tem que organizar”, afirma Panutto.

As lojas de rua, abertas desde julho com limitação de quatro horas por conta da fase laranja, terão o funcionamento ampliado. Os comerciantes definiram a abertura de 10h às 16h de segunda a sexta e entre 9h e 15h aos fins de semana.

Os shoppings Iguatemi, Galleria, Unimart, Spazio Ouro Verde e Jaraguá operam de 12h às 18h de segunda a sábado. Já Dom Pedro, Bandeiras, Campinas e Prado, das 15h às 21h neste período. Aos domingos, todos abrem de 12h às 18h.

As praças de alimentação deverão funcionar conforme a programação de cada centro de compras e as atividades culturais, como apresentações de teatro e sessões de cinema, continuam vetadas, exceto se realizadas no modelo drive-in.

Escritórios e cursos livres seguem os mesmos critérios de horário e capacidade dos demais setores. Nas igrejas e templos, a proibição para idosos acima dos 60 anos caiu e agora há uma recomendação para que esses locais sejam evitados.

Nos clubes e parques públicos, estão autorizadas somente práticas individuais em áreas abertas. Apesar da evolução, o prefeito prega cautela e respeito aos protocolos sanitários, já que a pandemia não acabou.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.