Restaurantes reabrem e lojas ampliam horários

Foto: Marco Guarizzo

Campinas reabre restaurantes, bares, salões de beleza e academias a partir deste sábado. As lojas de rua e os shoppings também vão funcionar por mais tempo. Em todos os locais, serão seis horas de permissão com limitação de circulação.

Com 40% da capacidade, o comércio de alimentos pode escolher uma faixa para atender entre 6h e 17h, mas o período pode ser ampliado até às 22h no dia 21. Isso vai depender, segundo o prefeito, Jonas Donizette, dos dados da pandemia.

“Nessa fase agora só dá pra funcionar até 17h e o próprio decreto fala que, se no dia 21 estivermos na fase amarela, está autorizado a funcionar também no período noturno e aí vai poder atender para o almoço e para o jantar”, explica.

Totalmente fechados desde o início das restrições no município, os espaços de estética, como barbearias e cabeleireiros, podem abrir dentro do prazo máximo, mas somente com hora marcada e sem autorização para ambientes de espera.

Nas academias, segundo os secretários de Turismo, Alexandra Caprioli, e de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, as aulas em grupo seguem suspensas e a capacidade é de 30% por seis horas. Além disso, as aulas devem ser agendadas.

“O que não pode é o contato. Nas lutas, como no kung fu, com o distanciamento está liberado”, diz Caprioli. “É uma configuração de 30% de ocupação e proibição de grupos. O dono da academia tem que organizar”, afirma Panutto.

As lojas de rua, abertas desde julho com limitação de quatro horas por conta da fase laranja, terão o funcionamento ampliado. Os comerciantes definiram a abertura de 10h às 16h de segunda a sexta e entre 9h e 15h aos fins de semana.

Os shoppings Iguatemi, Galleria, Unimart, Spazio Ouro Verde e Jaraguá operam de 12h às 18h de segunda a sábado. Já Dom Pedro, Bandeiras, Campinas e Prado, das 15h às 21h neste período. Aos domingos, todos abrem de 12h às 18h.

As praças de alimentação deverão funcionar conforme a programação de cada centro de compras e as atividades culturais, como apresentações de teatro e sessões de cinema, continuam vetadas, exceto se realizadas no modelo drive-in.

Escritórios e cursos livres seguem os mesmos critérios de horário e capacidade dos demais setores. Nas igrejas e templos, a proibição para idosos acima dos 60 anos caiu e agora há uma recomendação para que esses locais sejam evitados.

Nos clubes e parques públicos, estão autorizadas somente práticas individuais em áreas abertas. Apesar da evolução, o prefeito prega cautela e respeito aos protocolos sanitários, já que a pandemia não acabou.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.