Comércio abre semana com otimismo e cautela

Foto: Danilo Braga

O funcionamento do comércio do centro de Campinas no primeiro dia útil do decreto da fase amarela mesclou otimismo e cautela. Ruas e avenidas da região central, assim como o calçadão da 13 de Maio, tiveram grande movimentação.

Logo após a abertura das portas, às 10h, o número maior de pedestres chamou a atenção dos proprietários de estabelecimentos. Na comparação com o começo da semana anterior, o cenário gerou boas expectativas de venda e faturamento.

Antes operando por quatro horas, a loja de roupas de Virgílio Pereira espera por recuperação com o novo período de seis horas. Apesar de reconhecer que existe medo de contágio entre o setor e os consumidores, espera resultados positivos.

“Duas horas a mais ajudam a recuperar um pouco. Inclusive, a credibilidade dos clientes. Com medo, todo mundo tá. E os clientes sumiram. Mas devagar, gradativamente, estamos aquecendo. Então, estamos contentes com isso”, diz.

O temor de Virgílio se repete na fala de outros comerciantes ouvidos pela reportagem. Com isso, o respeito ao protocolo sanitário foi amplo. E a principal regra, de limitação de 40% da capacidade, pareceu ter sido seguida à risca.

Os locais visitados não estavam lotados. Muitos, inclusive, posicionaram um funcionário nas entradas para que houvesse o controle da circulação. Máscaras são exigidas e frascos de álcool em gel são oferecidos.

Algumas lojas ainda atendiam com faixas de isolamento e bloqueios. Foi o caso da livraria de Wesley Soldéra, que colocou uma grade e um balcão na porta. A intenção é evitar a lotação e permitir a venda ali mesmo na calçada.

“Somos quatro funcionários e determinamos a entrada em até três clientes por vez, porque tem muita gente que vem só pra passear. Eu atendo pela porta mesmo, mas, caso a pessoa queira entrar, aí sim eu autorizo o acesso”, conta.

Apesar da circulação maior em relação aos primeiros dias de agosto, ainda fora da fase amarela, o movimento na primeira segunda-feira da nova etapa de flexibilização foi inferior ao registrado no final de semana do Dia dos Pais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.