Uma recente polemica foi levantada pelo governo da China que divulgou ter encontrado o vírus da Covid-19 em frango importado do Brasil e em na embalagem de camarões procedentes do Equador. A Organização Mundial da Saúde, nega o risco, e especialistas dizem que basta cozinhar direito o alimento para eliminar vírus.
De acordo com a professora doutora, Aline Cesar, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq-USP, de Piracicaba não há nenhuma evidência comprovada sobre a transmissão da Covid-19 por alimentos. De acordo com ela, embora ainda existam dúvidas sobre certos comportamentos do vírus, que é novo para a comunidade científica, o Sars-CoV-2 não resistiria às temperaturas normalmente utilizadas para cozimento.
Para ser transmitido, o vírus necessita de outro ser vivo para expressar sua carga genética e poder se multiplicar. No caso dos alimentos, não há possibilidade dele se multiplicar nos produtos já disponíveis nas gôndolas dos supermercados. A unica possibilidade está na embalagem por isso a necessidade de se fazer a higienização.
Para evitar a contaminação nos serviços de alimentação e nos ambientes domésticos, é importante observar os princípios básicos de higiene principalmente lavar muito bem as mãos com água corrente e sabão, manter unhas limpas , e não manusear celular, dinheiro e outros objetos. Outra recomendação é não conversar, tossir ou mesmo assoviar enquanto estiver preparando o alimento. Em todos os casos é recomendado não compre produtos com embalagens amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas ou com qualquer outro tipo de anormalidade.