Ouça ao vivo

Pandemia fortalece contratações em supermercados

Apesar da crise econômica, provocada pela pandemia da Covid-19, o setor supermercadista se destaca por continuar contratando mão de mão de obra. Segundo os números da Associação Paulista de Supermercado, a APAS, em junho o setor registrou no estado a criação de 270 vagas. Já em maio, foram abertos 1273 novos postos de trabalho. Os dados apontam também que em junho houve o desligamento de 273 profissionais em supermercados, porém , em contrapartida os minimercados, hortifrutis e atacados acabaram absorvendo. Os minimercados abriram 194 vagas, os hortifrutis 72 e os atacados 277.

Apesar dos dados positivos nos meses de maio e junho, no acumulado do primeiro semestre os dados da APAS apontam o fechamento 4614 vagas. A justificativa da associação foi o término dos contratos temporários gerados no fim do ano anterior. Porém, considerando apenas o período da pandemia, que teve início em março, os supermercados criaram 3.404 empregos. Os números apresentados pela APAS, foram baseados nos dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia.

Para o professor de economista da Puc-Campinas, Roberto Brito de Carvalho, ninguém passa imune a uma crise econômica tão intensa e o setor supermercadista, além de ser considerado essencial, buscou adaptações as mudanças de comportamento do consumidor. Na  opinião dela, a mudança de comportamento do consumidor provocada ou intensificada com a pandemia veio para ficar.

Outro movimento importante criado pela pandemia, citado pelo economista, foi o incremento do comercio local.  Apesar das comodidades oferecidas pelas grandes redes os mercados, mercearia e pequenos comércios dos bairros também se adaptaram e em muitos casos revisitando o passado e até ressuscitando a velha caderneta. Para ele as medidas são fundamentais, pois, os pequenos e micros são os grandes geradores de emprego.

De acordo com os dados do Caged , o setor varejista alimentar no Brasil, criou 5288 vagas, no mês de junho. O número 316% maior que em 2019, quando foram gerados 1271 postos de trabalho, em todo o país.  São Paulo ficou como oitavo estado federativo no ranking de contratações dentro do setor. Atualmente o setor emprega 543 mil trabalhadores o que representa 30% do total do Brasil dentro do setor de varejo alimentar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.