Os prefeitos das cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas estão se articulando, através de uma Câmara Temática de Educação, para formalizarem uma decisão conjunta para o retorno das aulas na rede municipal de ensino. O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, considera que, desta forma, será possível elaborar protocolos sanitários mais seguros, considerando serem cidades vizinhas.
Em relação ao ensino particular, as escolas estão sendo acompanhadas pelas secretarias de edução e de saúde para a elaboração dos protocolos. Jonas Donizette lembra, no entanto, que, seguindo o Decreto Estadual, nada muda até outubro.
As informações foram veiculadas durante o programa semanal de Rádio do prefeito, na manhã desta segunda-feira, exibido também em rede social. No programa, Jonas também confirmou a entrega antecipada do Pronto Socorro Metropolitano, no qual ele já realizou vistoria final. A entrega estava prevista pra ocorrer em dezembro.
De acordo com o secretário de Saúde Carmino de Souza, além da antecipação de 3 meses na entrega, o custo da obra sofreu um redução de R$ 3 milhões em relação ao investimento previsto. Carmino informou também que está sendo articulada uma parceria com a Unicamp, para que equipes de saúde do Hospital de Clínicas atuem na unidade. O Pronto Socorro Metropolitano fica na Vila Padre Anchieta, na Avenida João Paulo II e vai funcionar no mesmo formato das UPAs 24 horas.