Pesquisadores da Unicamp estão desenvolvendo um novo modelo de teste para diagnóstico da covid-19. O chamado Coronayeast promete ser rápido e barato, e pode detectar o vírus em levedura, que ganha cor vermelha ao confirmar a infecção. O exame está em desenvolvimento no Laboratório de Genômica e bioEnergia da universidade, e analisa amostras de saliva ou material coletado da nasofaringe dos pacientes.
A equipe já pediu a patente da invenção, garantindo exclusividade para explorá-la comercialmente. Mas ainda é preciso financiamento de R$ 500 mil a R$ 1 milhão para levar o produto ao mercado em um prazo de até seis meses.
A intensidade da fluorescência detectada nos testes representa a quantidade proporcional do vírus na amostra. As leveduras são organismos bastante usados na fabricação de alimentos e bebidas fermentadas, como pão e vinho.
Ainda não se sabe o tempo exato necessário para obter o diagnóstico a partir do exame, mas inicialmente o resultado é esperado em no máximo 4 horas. Se não há presença do vírus, a levedura permanece na cor natural, que é bege-amarelada.