Anvisa não sofrerá pressão, dizem Doria e Maia

Foto: reprodução YouTube

Na coletiva do governo paulista desta sexta-feira, 23, o governador João Doria disse que teve garantias do presidente da Anvisa, Almirante Antonio Barra, de que a agência não vai se submeter a pressões políticas em relação a aprovação da vacina chinesa contra a covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butantan. A afirmação foi feita ao lado do presidente do Congresso, Rodrigo Maia.

A situação ganhou contornos polêmicos nesta última semana, após o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, assinar um protocolo de intenções de compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, diante de 24 governadores. No dia seguinte, o presidente da República, Jair Bolsonaro, desautorizou qualquer tipo de acordo envolvendo a compra do imunizante que é desenvolvido com chancela do governo paulista. João Doria esteve em Brasília nesta semana e se encontrou com o presidente da Anvisa, que, em suas palavras, garantiu isonomia no processo de autorização da vacina. “O corpo técnico e o presidente da Anvisa afirmaram a mim, a dois parlamentares da Câmara  e a dois parlamentares do Senado Federal, que a Anvisa não vai se submeter a nenhum tipo de pressão ou orientação do Palácio do Planalto ou qualquer tipo de pressão de ordem ideológica, política, partidária ou eleitoral”, disse.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu o diálogo com o presidente Bolsonaro e acredita que todas as questões relacionadas serão resolvidas na base da diplomacia. “Eu espero que a gente consiga construir através do diálogo a solução, não apenas para o estado de São Paulo, mas para todos os brasileiros que precisam dessa vacina e das outras vacinas, como a de Oxford, que estiverem prontas e garantir proteção principalmente ao grupo de risco”, afirmou.

Segundo dados do governo paulista, são 57 vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento no mundo. 31 delas estão na fase um de testagem. Outras 15 estão na fase dois e 11 estão na fase três, último estágio antes da aprovação. Dessas, seis já estão aprovadas para uso limitado, sendo uma delas, a CoronaVac.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia descobre fábrica clandestina de bebidas em Hortolândia

Justiça determina que vereador Cássio Fala Pira continue preso

Americana realiza mutirão gratuito de exames preventivos neste sábado 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.